sexta-feira, 28 de junho de 2013

Saúde e beleza aos cabelos


 Lavar o cabelo corretamente além de fazer bem à saúde dos fios é garantia de cabeleira bonita e brilhosa. Um dos segredos dessa tarefa é fazer movimentos suaves e circulares abrangendo toda a extensão do couro cabeludo.
A temperatura da água, como ensina a terapeuta capilar, Sheila Bellotti, do Rio de Janeiro, também interfere no resultado. “Prefira sempre água fria e morna”, diz. Nessa entrevista, Sheila Bellotti detalha os cuidados para a higiene dos fios.

Qual a maneira adequada de lavar o cabelo?

Sheila Bellotti – A lavagem deve ser feita de maneira suave e fazendo movimentos suaves abrangendo toda extensão. Evite o uso de qualquer objeto ou instrumento com ponta, inclusive unhas compridas, porque o contato com o couro cabeludo pode provocar lesões.

Como deve ser a escolha de xampu e condicionador?

Sheila – É preciso utilizar um xampu e um condicionador adequados ao tipo de cabelo. Vale ter em casa também xampus de limpeza profunda, que eliminam o acúmulo de resíduos causadores do mau cheiro.


Maneira adequada de lavar o cabelo

 • Cada tipo de cabelo exige uma frequência diferente de lavagem?

Sheila – Sim. Os cabelos oleosos podem ser lavados diariamente. Já os secos não suportam a frequência diária porque isso aumenta o ressecamento e o ideal é lavar em dias alternados. Com relação aos normais, a frequência não costuma interferir no resultado.

O xampu é passado sobre o couro cabeludo quando a pessoa está embaixo d´água ou fora dela?

Sheila - Fora. Primeiramente, o produto deve ser colocado na palma da mão e não diretamente nos cabelos. Depois aplique no alto da cabeça e espalhe em movimentos suaves pelo couro cabeludo (se o xampu for indicado para essa região) ou então nos fios (se for recomendado também para os fios).

E o condicionador, onde deve ser aplicado?

Sheila – Atenção com o condicionador, pois esse nunca deve ser aplicado no couro. Apenas nos fios, longe da raiz. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa.

No enxágue, o correto é retirar todo o condicionador ou é bom deixar um pouco do produto nos fios?

Sheila Bellotti – Nunca deixe condicionador nos fios. É preciso remover todos os resíduos do condicionador para que ocorra a reação natural de absorção do produto e fechamento das cutículas, estabilizando desta forma o pH dos fios.




Visite o site Versale
Conheça nosso e-commerce
Curta a Versale no Facebook
Siga a Versale no Twitter @versaleonline